sábado, 15 de janeiro de 2011

Concursos Públicos - Previsão de mais de 130 mil vagas este ano

Para este ano estão previstas mais de 130 mil vagas em órgãos das esferas federal, estadual e municipal. O governo federal prevê a abertura de 40.549 vagas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, contra 56.861 oportunidades no ano passado. Mas especialistas no setor garantem que o número de chances para ingresso na carreira pública será muito superior ao anunciado até então. Segundo cálculos da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), as vagas a serem preenchidas por meio de concursos devem ser, no mínimo, quatro vezes maior, se consideradas as chances para seleções municipais e estaduais.

Assim como na estatal, outros 2.651 cargos estão previstos para substituição de trabalhadores terceirizados por servidores concursados. Outra motivação para a abertura constante de vagas são as milhares de aposentadorias esperadas para os próximos dois anos. “Houve um plano de aposentadoria que está recaindo nos anos que entram, e o governo terá que repor esse pessoal”, afirma Ernani Pimentel, presidente da Anpac. Segundo o Ministério do Planejamento, a programação de concursos para 2011 prevê a possibilidade de 10 mil aposentadorias por ano no Executivo.

Apesar do otimismo, o especialista em concurso público e autor do livro Manual dos Concurseiros, Ricardo Ferreira, acredita que nos primeiros meses deste ano, assim como no segundo semestre de 2010, haverá um represamento na oferta de oportunidades em âmbito federal. “O período eleitoral somado à Copa do Mundo fizeram com que muitos pedidos de concursos ficassem parados, como o do INSS, que espera autorização para 2 mil vagas, e Polícia Federal para outras 1 mil”, afirma.

Do total de oportunidades para este ano, mais da metade, ou 24.605 vagas, são destinadas ao poder Executivo. Já para o Judiciário são previstas 5.159, enquanto o Legislativo deve ficar apenas com duas chances para o Tribunal de Contas da União (TCU). O Ministério Público da União (MPU) deve criar 10.482 ofertas e outras 301 serão destinadas ao Conselho Nacional do Ministério Público. De acordo com o Planejamento, destas 19,672 vagas são efetivas, 1.686 ofertas são de concursos em andamento, 11.712 serão para novos processos seletivos, 2.651 para substituição de trabalhadores terceirizados e 3.620 cargos ficarão aguardando a aprovação de Projeto de Lei.

A região sudeste do Brasil concentra grande número de oportunidades para ingresso no serviço público. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo reúnem 31.909 vagas em concursos, com editais que devem ser lançados nos próximos meses. E para conquistar uma vaga basta intensificar os estudos, pois haverá oportunidades em todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$12.967,00.

Fonte: site Mega Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário